Quem Somos

A história da instituição teve início em 1982, na cidade de Fortaleza como resposta às questões sociais existentes, que atingiam crianças e adolescentes da comunidade da Lua. A referida comunidade situa-se entre os bairros João Arruda e Planalto Pici, área de abrangência da Secretaria Regional III do município de Fortaleza.

Desta iniciativa surge então o Projeto Missionário da Lua apoiado pela Visão Mundial em 1983 passando a atender 110 crianças em idade pré-escolar. Em 1987, o projeto transformou-se em associação, surgindo assim, a Associação Batista Beneficente e Missionária-ABBEM.

A Instituição obteve grandes conquistas, tornou-se entidade de renome nacional reconhecida como instituição de fins Filantrópicos em 1997, indicada por três anos seguidos (2000 a 2002) como a primeira ONG cearense e a 15ª do Brasil em números de atendimento à criança e ao adolescente, e ainda, agraciada com o “Prêmio Bem Eficiente 2005” conferido às 50 entidades mais eficientes do Brasil, pela Kanitz & Associados.

A ABBEM tem uma luta incansável pela melhoria da qualidade de vida, acesso dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias e um pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Respeitada pela sociedade, o seu trabalho vem sendo concretizado através de ações que priorizam a busca por uma sociedade mais justa, onde crianças, adolescentes e suas respectivas famílias tenham seus direitos garantidos, independente da condição econômica ou social, de sua condição física, de raça, etnia ou cultura, desenvolvendo ações de prevenção ao risco pessoal e social, direcionadas ao fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário.

“A criança e o Adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos civis, humanos sociais garantidos na Constituição e nas leis”. Art. 15 – Estatuto da Criança e do adolescente.